Água para todas as pessoas
- Céu de Brigadeiro
- 22 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de mar. de 2019
Oi, mamães e papais!
Nesta semana, mais especificamente hoje, sexta-feira (22), comemoramos o Dia Mundial da Água. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993 e é utilizada para aumentar a consciência do público e dos governantes sobre a importância da conservação, preservação e proteção da água.
O tema deste ano (sim, todo ano tem um tema diferente!) é "Sem deixar ninguém para trás", o que significa que, além de falar sobre a importância da água como recurso natural, a data quer chamar a nossa atenção para a necessidade de perceber tal recurso como um direito de todas as pessoas.

De acordo com os levantamentos da própria ONU, ainda hoje bilhões de pessoas vivem em locais sem água potável e, pior, nem sempre isso acontece porque o país, como um todo, tem problemas de abastecimento e saneamento. O que os dados demonstram é que certos grupos têm o acesso à água restringido, pois são discriminados em gênero, idade, doenças, religião, nacionalidade e outros fatores.
No nosso país, dados da Trata Brasil sobre 2015 demonstram que, apesar de vivermos em uma região famosa pela natureza e abundância de rios, 16,7% da população ainda não têm cobertura de água em suas residências e - chocantemente - só 50,3% dos brasileiros pode contar com cobertura de esgoto. Em um relatório mais recente, Cuiabá aparece bem na média do país, apresentando 52% da cidade com cobertura de esgoto.

Mas, apesar de não ser na velocidade que desejamos, nosso país (e o mundo) está se desenvolvendo. Por isso é importante observarmos se o acesso à água está de fato melhorando para todos. Como o relatório da ONU diz "Ao passo que o desenvolvimento sustentável progride, todos devem ser beneficiados".
A gente sabe que esse é um assunto complexo e que exige a atuação de poderes maiores do que cada um de nós individualmente. Entretanto, se quisermos aumentar as chances de um futuro melhor para nossos pequenos, é importante que a conscientização tenha início logo na infância, por meio de atividades lúdicas e criativas - mesmo que sejam simples - que possam ensinar sobre a importância da água no nosso dia-a-dia, sobre sustentabilidade de maneira geral e sobre o respeito ao próximo.
Caso queiram mais informações, o site da Trata Brasil possui diversas matérias e relatórios sobre água e saneamento. Além disso, se você souber inglês ou espanhol, os relatórios da ONU são de leitura bastante acessível.
Muito obrigado e até a próxima :)
Commentaires